Dica de 1 MIlhão – Porque você deve ser responsável

Dica de 1 MIlhão – Porque você deve ser responsável
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

Hoje eu quero falar sobre Responsabilidade

A maioria das pessoas não sabe exatamente o que é ser responsável e uma coisa que aprendi é que você não pode simplesmente colocar a culpa em algo ou alguem, digo isso por experiência própria.

Algo que eu observo muito é que todas as pessoas que tem sucesso tem o hábito de chamar para si a responsabilidade das coisas, repare mesmo um capitão de um time de futebol, quando o atacante do seu time não fez o gol ou o zagueiro errou, ele chama pra si a responsabilidade ele sabe que ele tem parte da responsabilidade sobre algo que acontece com o seu time e isso é um comportamento comum de líderes.

Há alguns anos atrás em uma empresa que eu dirigia e que tinha muitas vendedoras, uma delas estava sempre chateada porque não conseguia vender o produto, nunca conseguia bater suas metas. Certo dia, essa vendedora estava sentada em um canto, triste,com suas amigas em volta e eu logo pensei que algo grave tivesse acontecido então fui até ela e pedi para suas amigas se afastarem para a gente conversar. Foi quando ela me disse:

Sandro, eu não consigo, as portas da vida estão fechadas para mim.

Eu pensei e respondi à ela:

– Olha, Teresa, deixa eu te explica uma coisa, quando a gente nasce, todas as portas do mundo estão fechadas para a gente e só depende de nós se vamos abri-las ou não, cada momento na sua vida, cada momento de dificuldade foi uma porta que você abriu.

A partir do momento em que você não assume ou não reconhece a sua responsabilidade, você se perde no caminho do sucesso. Se você acha que a responsabilidade não é sua, que a culpa do fracasso não é sua, você também vai achar que o problema não está em você, você não vai conseguir melhorar.

Por isso, eu sempre procuro fazer negócios ou contratar pessoas que, mesmo tendo passado por problemas ou dificuldades em outros empregos, sabem assumir que o erro foi delas, porque se eu coloco a responsabilidade do meu sucesso nas mãos de qualquer outra pessoa, não existe nada que eu possa fazer quando as coisas não acontecem do modo que eu planejei e quando ela percebe que ela errou, ela aprende, ela vai desenvolver, porque ela sabe o que ela não deve fazer.

Bom.. e lembra aquela funcionária que eu falei no começo dessa história?

Então ela, ouviu o meu conselho e a vida dela mudou muito em poucas semanas depois daquele dia…

Meses depois ela foi premiada como uma das melhores vendedoras da nossa empresa na época, uma verdadeira campeã de vendas.

Enfim, essa era a dica de 1 milhão que eu queria deixar para você hoje, espero que vocês possam aproveitar, aplicar na sua vida, nos seus negócios e… até a próxima.

Sandro
Sandro San

Estrategista e autor do livro Armadilhas de Vendas e criador do programa Vendedor de 1 Milhão.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

Comente com Facebook

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×